A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (14) que o navio-plataforma P-78 partiu de Singapura em direção ao campo de petróleo de Búzios, localizado no pré-sal da Bacia de Campos, no litoral do Sudeste brasileiro. A P-78, que será a sétima plataforma a operar na região, conta com uma tripulação brasileira a bordo, prática que não era adotada desde 1999.
A plataforma modelo FPSO (Floating Production Storage and Offloading) possui capacidade de produção de 180 mil barris de óleo e compressão de 7,2 milhões de metros cúbicos de gás por dia. A estrutura, construída no estaleiro Benoi da empresa Seatrium, deve chegar ao Brasil na segunda quinzena de setembro. A presença da tripulação durante o deslocamento permitirá antecipar em duas semanas o início da operação, previsto para dezembro.
Com a entrada em operação da P-78, a Petrobras estima um aumento de 18% na capacidade de produção instalada no campo de Búzios, elevando-a para aproximadamente 1,15 milhão de barris diários. Atualmente, seis plataformas já operam na região, que é responsável por cerca de 80% da produção total de petróleo e gás no Brasil, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).