A Petrobras (PETR4) anunciou na noite desta quinta-feira que solicitou sua inclusão como terceira interessada no processo de análise do acordo referente à possível aquisição das ações da NSP, subsidiária da Novonor, pelo empresário Nelson Tanure. A Novonor, anteriormente conhecida como Odebrecht, detém 50,1% do capital votante da Braskem, enquanto a Petrobras possui uma participação de 47%.
No início de outubro, Tanure e a Novonor solicitaram ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) autorização para a transação que pode envolver o controle da Braskem. O Cade, por sua vez, já aprovou a operação sem restrições. Em comunicado, a Petrobras destacou que, de acordo com o acordo de acionistas da Braskem, possui direitos de preferência e de "tag along" em caso de venda das ações da Novonor.
Diante disso, a estatal decidiu solicitar ao Cade seu ingresso como terceira interessada, reafirmando que ainda não há uma decisão sobre sua participação na Braskem. A empresa enfatizou que quaisquer decisões sobre investimentos ou desinvestimentos serão baseadas em análises rigorosas e estudos técnicos. A Petrobras agora aguarda a resposta do Cade sobre sua solicitação.