A Petrobras informou nesta segunda-feira (28) que, a partir de agosto, o preço do gás natural para distribuidoras será reduzido em 14% em média, em comparação ao trimestre anterior. A atualização dos preços está vinculada às oscilações do petróleo Brent e da taxa de câmbio do dólar, conforme comunicado oficial da companhia.
A estatal destacou que, para o trimestre que se inicia em agosto, a referência do petróleo Brent apresentou uma queda de 11%, enquanto a valorização do real em relação ao dólar foi de 3,2%. Desde dezembro de 2022, o preço médio do gás vendido às distribuidoras já acumula uma redução de 32%, incluindo a nova diminuição.
A Petrobras também ressaltou que o preço final do gás natural ao consumidor é influenciado por diversos fatores, como custos de transporte, margens das distribuidoras e tributos. A companhia enfatizou que as variações nos preços podem diferir entre as distribuidoras, dependendo dos contratos firmados com a empresa. Além disso, a aplicação de prêmios por performance pode potencializar a redução dos preços no futuro.