A Petrobras informou que os preços de venda da molécula de gás natural sofrerão uma redução média de 14% em relação ao trimestre anterior, com a nova tabela entrando em vigor na próxima sexta-feira, 1º de agosto. A atualização dos preços se aplica aos contratos firmados pela empresa com distribuidoras e é resultado das oscilações do preço do petróleo Brent e da taxa de câmbio R$/US$.
Conforme a companhia, a queda nos preços é reflexo de uma diminuição de 11% no valor do petróleo Brent e uma apreciação de 3,2% na moeda brasileira em relação ao dólar, durante o trimestre que se inicia em agosto de 2025. A Petrobras destacou que a variação dos preços pode ser diferente entre as distribuidoras, dependendo dos produtos contratados e dos mecanismos de incentivo à demanda que podem ampliar a redução.
A concessionária Naturgy, responsável pelo fornecimento de gás no Rio de Janeiro, anunciou que a queda nas tarifas beneficiará cerca de 1 milhão de clientes nos setores residencial, comercial, industrial e de GNV (Gás Natural Veicular). Para os consumidores da região metropolitana, a redução média será de 1,39% para residências e até 7,27% para postos de GNV.
Além de ser mais econômico, o GNV também se destaca por ser uma opção mais sustentável, emitindo cerca de 25% menos dióxido de carbono em comparação com a gasolina e o diesel. A Naturgy disponibiliza ferramentas online para ajudar os motoristas a calcular a economia com o uso do GNV, que atualmente é considerado uma alternativa vantajosa em relação a outros combustíveis.