O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou nesta sexta-feira (4) que a Petrobras investirá mais de R$ 33 bilhões nas áreas de refino e petroquímica no estado do Rio de Janeiro. O anúncio foi feito durante uma cerimônia na Refinaria Duque de Caxias (Reduc), com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O objetivo dos investimentos é reforçar a segurança energética do Brasil, reduzir a dependência de importações e garantir o abastecimento de combustíveis com menor impacto para a população.
Silveira destacou que a ampliação do refino de petróleo no Brasil é fundamental para a soberania energética do país, afirmando que as refinarias contribuem para a redução dos preços dos combustíveis e, consequentemente, para a diminuição da inflação. O ministro também mencionou o potencial do Brasil na produção de combustíveis sustentáveis para a aviação, com a previsão de que a Reduc comece a produzir 50 mil metros cúbicos mensais de SAF (combustível sustentável de aviação) com conteúdo renovável nos próximos meses.
Além dos investimentos em SAF, a Petrobras anunciou a ampliação da capacidade produtiva de Diesel S10 em 76 mil barris por dia e a construção de uma nova central termoelétrica. Essas iniciativas representam mais de R$ 27 bilhões em investimentos. A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, ressaltou que a companhia é responsável por 31% da energia primária do Brasil e que, no último ano, produziu 900 milhões de barris de petróleo, reposicionando o país entre os dez maiores produtores e exportadores de petróleo do mundo.