A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, anunciou nesta sexta-feira, 4, durante cerimônia na Refinaria Duque de Caxias (Reduc), que a empresa está comprometida com a integração com a Braskem e com o desenvolvimento de um megaprojeto no setor de refino e petroquímica no Rio de Janeiro. A iniciativa, que inclui a construção de duas termoelétricas na Reduc, visa impulsionar a produção de plástico pela Braskem e promete gerar mais de 38 mil empregos diretos e indiretos na região.
O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que acompanharam o anúncio dos investimentos. Chambriard destacou que a Braskem deve assumir um papel de destaque como a sexta maior petroquímica do mundo, reforçando a importância da sinergia entre as operações da Petrobras e da Braskem.
Durante seu discurso, a presidente da Petrobras também mencionou que, no último ano, a estatal produziu 900 milhões de barris de petróleo e conseguiu repor todas as suas reservas. Ela ressaltou que a empresa atende o sexto maior consumidor de derivados do mundo e que, nos últimos 12 meses, os tributos pagos à União, Estados e municípios totalizaram R$ 270 bilhões, enfatizando que a contribuição da Petrobras vai além dos números financeiros.