Uma nova espécie de peixe, batizada de Listrura elongata, foi identificada em Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A descoberta ocorreu após uma enchente em 2023, que arrastou o animal para fora de seu habitat natural, facilitando seu encontro acidental por biólogos. O peixe, que possui corpo alongado e não possui nadadeira dorsal, foi encontrado preso em um toco de xaxim no leito do rio Camboriú.
O biólogo Caio Feltrin, um dos autores do estudo, explicou que a enchente deslocou materiais vegetais do habitat da espécie, permitindo a visualização do Listrura elongata em um local não habitual. Para confirmar a existência da espécie, a equipe de pesquisa realizou uma busca em mais de 15 pequenos cursos hídricos nas proximidades, localizando uma população de oito indivíduos em um córrego, onde o peixe vive soterrado entre folhas e sedimentos.
A descrição da nova espécie foi publicada na revista científica do Museu de História Natural de Berlim, na Alemanha. O Listrura elongata é considerado raro, ocorrendo exclusivamente em pequenos córregos e riachos da cabeceira da bacia do Rio Camboriú, o que o torna uma espécie única no mundo. A descoberta faz parte do Projeto Produtor de Água do Rio Camboriú, que visa a conservação e recuperação de nascentes na região, garantindo o abastecimento de água para Camboriú e Balneário Camboriú.