Uma pesquisa realizada pela Genial/Quest, divulgada nesta quarta-feira, 16, mostra que a maioria dos brasileiros acredita que os conflitos entre o governo e o Congresso Nacional são mais prejudiciais do que benéficos para o país. De acordo com o levantamento, 79% dos entrevistados afirmam que as disputas entre os Poderes atrapalham o Brasil, enquanto apenas 12% consideram que esses embates ajudam. Outros 9% optaram por não opinar.
Entre os apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), apenas 22% acreditam que os atritos com o Legislativo são benéficos, enquanto 71% veem a disputa como um obstáculo. Os números são semelhantes entre os apoiadores de Jair Bolsonaro (PL), com 11% considerando os conflitos positivos e 80% tendo uma visão negativa. A pesquisa também revelou que 51% dos entrevistados estão cientes dos atritos entre o governo e o Legislativo.
Além disso, a pesquisa abordou a crise do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que culminou em uma reunião sem acordo promovida pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A maioria da população, 53%, não sabia que o governo havia recorrido ao STF para tentar manter o aumento do imposto. Entre aqueles que conhecem o assunto, 59% acreditam que Lula deve aceitar um acordo, enquanto 25% defendem que o governo deve continuar a disputa.
A pesquisa Genial/Quest foi realizada entre 10 e 14 de julho e ouviu 2004 pessoas, apresentando uma margem de erro de 2 pontos percentuais e um nível de confiança de 95%.