Uma pesquisa realizada pelo Ipsos-Ipec, divulgada nesta terça-feira (22), aponta que 72% dos brasileiros acreditam que os recentes conflitos comerciais entre Brasil e Estados Unidos podem ter um impacto profundo na economia nacional. O levantamento, que ouviu 2 mil pessoas entre os dias 3 e 8 de julho, revela uma ampla percepção de risco em relação à instabilidade geopolítica.
Além dos 72% que veem um grande impacto, 20% dos entrevistados acreditam que os conflitos podem afetar a economia brasileira de forma moderada. Apenas 4% descartam qualquer influência, enquanto outros 4% não souberam ou não quiseram opinar. A pesquisa também indica que 66% dos brasileiros consideram que as disputas internacionais afetam significativamente a relação do país com outras nações.
A avaliação da imagem internacional dos Estados Unidos, que está no centro da atual crise tarifária com o Brasil, também é negativa, com 49% dos entrevistados considerando-a desfavorável. O ceticismo em relação à política externa americana cresce, especialmente após a ameaça do presidente Donald Trump de impor tarifas de 50% sobre as importações brasileiras, uma medida interpretada pelo governo brasileiro como uma retaliação política.
Outros países, como Irã e Rússia, também apresentam altas taxas de desaprovação, com 70% de opiniões desfavoráveis. A pesquisa revela um cenário de crescente crítica em relação à política internacional, refletindo a preocupação dos brasileiros com os desdobramentos das tensões globais. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, com um índice de confiança de 95%.