Uma pesquisa realizada pela Quaest e divulgada nesta quarta-feira (16) indica que 72% dos brasileiros acreditam que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está errado ao impor tarifas sobre produtos brasileiros, alegando uma suposta perseguição política ao ex-presidente Jair Bolsonaro. O levantamento, que ouviu 2.004 pessoas entre os dias 10 e 14 de julho, mostra que apenas 19% dos entrevistados defendem a posição de Trump, enquanto 9% não souberam ou não responderam.
Além disso, 79% dos participantes afirmaram que as tarifas de 50% anunciadas por Trump afetarão negativamente suas vidas ou as de suas famílias. A pesquisa, encomendada pela Genial Investimentos, apresenta uma margem de erro de 2 pontos percentuais e um nível de confiança de 95%.
Felipe Nunes, diretor da Quaest, destacou que o confronto com Trump contribuiu para a recuperação da popularidade do governo Lula, especialmente entre a classe média e os mais escolarizados do Sudeste. A desaprovação do governo caiu de 57% para 53%, enquanto a aprovação subiu de 40% para 43%. O estudo também revela que 53% dos entrevistados consideram que o discurso que coloca ricos contra pobres não é adequado, e 84% acreditam que governo e oposição deveriam se unir em defesa do país.