Uma pesquisa realizada pela Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (16), aponta que 72% dos brasileiros consideram um erro a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifas de 50% sobre produtos brasileiros. O levantamento, que ouviu 2.004 pessoas entre os dias 10 e 14 de julho, também revela que 53% da população apoia a reação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que anunciou medidas de reciprocidade.
A carta de Trump a Lula, informando sobre a sobretaxa que entrará em vigor em agosto, foi conhecida por 66% dos entrevistados. Apenas 19% concordam com a medida, enquanto 39% desaprovam a retaliação de Lula e 8% não souberam opinar. A pesquisa também investigou as razões por trás da decisão americana, com 26% dos entrevistados atribuindo a reação às críticas de Lula a Trump durante a reunião dos Brics.
No contexto do embate, 44% dos participantes acreditam que Lula e o PT estão corretos, enquanto 29% apoiam Bolsonaro e seus aliados. Além disso, 79% dos brasileiros temem que as tarifas prejudicarão suas vidas, e 59% acreditam que Trump manterá a decisão. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, e a avaliação negativa do governo Lula caiu para 40%.