Uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA) revelou que 64,4% dos consumidores de São Luís têm a intenção de adquirir presentes para o Dia dos Pais. O levantamento foi divulgado nesta quinta-feira (24) e aponta um gasto médio de R$ 177 por presente, resultando em uma movimentação estimada de R$ 94 milhões na capital maranhense, um aumento de 9,82% em relação ao ano anterior.
A pesquisa também indica que 91,1% dos entrevistados planejam comprar apenas um presente, priorizando itens de uso pessoal, como roupas (36,1%), calçados (22,3%) e perfumaria (20,3%). No entanto, 21,8% dos consumidores ainda estão indecisos sobre a compra, enquanto 13,8% afirmaram que não comprarão presentes, grupo que é predominantemente formado por pessoas com menor renda e escolaridade, impactadas pelo aumento do custo de vida.
A Fecomércio atribui o otimismo nas intenções de compra à melhora no mercado de trabalho no Maranhão, que registrou a criação de 5.973 empregos com carteira assinada entre janeiro e maio deste ano, segundo dados do Caged. Em contrapartida, o mesmo período de 2024 apresentou uma perda de 155 vagas. Além disso, a pesquisa destaca que a estabilidade no nível de endividamento e a queda na inadimplência são fatores que influenciam positivamente as intenções de compra, com 69,3% da população endividada e 27,3% inadimplente em julho de 2025.
Os consumidores têm optado por pagamentos à vista e parcelamentos curtos no cartão de crédito para realizar suas compras. Dívidas relacionadas a cartões de crédito e bancos continuam a liderar o ranking de inadimplência no Maranhão.