Uma pesquisa realizada pela Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (16 de julho de 2025), indica que 55% dos brasileiros acreditam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) provocou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), ao criticá-lo durante a Cúpula do Brics, realizada no início deste mês. O levantamento, que entrevistou 2.004 eleitores entre 10 e 14 de julho, apresenta uma margem de erro de 2 pontos percentuais e um nível de confiança de 95%.
Durante a cúpula, Lula criticou Trump por suas ameaças a outros países nas redes sociais, em resposta a uma declaração do presidente norte-americano sobre a imposição de tarifas de 10% a aliados que adotassem políticas consideradas antiamericanas. Após o encontro, Lula também afirmou que Trump não deveria opinar sobre a política brasileira, referindo-se a uma postagem do americano que acusava o Brasil de promover uma "caça às bruxas" contra Jair Bolsonaro (PL).
A pesquisa também revela que 72% dos brasileiros consideram que Trump está errado ao impor taxas com base em sua percepção de perseguição a Bolsonaro, enquanto 79% afirmam que a tarifa de 50% anunciada por Trump afetará negativamente suas vidas ou a de seus familiares. Apenas 19% acreditam que o presidente dos EUA está correto em sua decisão, e 9% não souberam ou não quiseram responder.