Uma pesquisa realizada pela Quaest e divulgada nesta quarta-feira (16 de julho de 2025) indica que 53% dos brasileiros se opõem ao discurso que divide a sociedade entre ricos e pobres. O levantamento, encomendado pela Genial Investimentos, ouviu 2.004 pessoas em todo o Brasil entre os dias 10 e 14 de julho, com uma margem de erro de 2 pontos percentuais e um nível de confiança de 95%.
Quando questionados sobre a polarização social, 38% dos entrevistados afirmaram que o discurso é válido por chamar atenção para os privilégios de alguns, enquanto 9% não souberam ou não responderam. Além disso, a pesquisa revelou que 60% dos participantes apoiam o aumento da taxa do Imposto de Renda para os super-ricos, com apenas 35% se posicionando contra essa medida.
A pesquisa também mostrou que 75% dos brasileiros defendem a elevação da faixa de isenção do Imposto de Renda, enquanto 63% são a favor de aumentar os impostos dos mais ricos para reduzir a carga tributária sobre os mais pobres. A proposta de reforma do Imposto de Renda apresentada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva visa isentar quem ganha até R$ 5.000 por mês e introduzir alíquotas mínimas para rendimentos superiores a R$ 50.000.