Uma pesquisa realizada pelo PoderData entre os dias 26 e 28 de julho de 2025, revelou que 50% dos eleitores consideram a idade de 79 anos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como um obstáculo em uma possível reeleição em 2026. Este percentual representa um aumento de 18 pontos percentuais em relação ao ano anterior. Em contrapartida, 26% dos entrevistados afirmaram que a idade do presidente não seria um impedimento para um quarto mandato, uma queda em relação aos 38% registrados em julho de 2024.
A discussão sobre a idade do presidente se intensifica à medida que se aproxima o ano eleitoral, especialmente após comparações com o ex-presidente dos EUA, Joe Biden, que desistiu de buscar a reeleição em 2024 devido a preocupações com sua saúde. Apesar das críticas, Lula tem visto uma recuperação em suas taxas de aprovação, impulsionada por questões de soberania relacionadas a tarifas impostas pelos EUA ao Brasil.
O médico pessoal de Lula, Roberto Kalil, defendeu a saúde do presidente, afirmando que ele está apto para concorrer novamente. "Ele é um jovem com a idade que tem", disse Kalil, ressaltando que a saúde é mais importante que a idade em si. Lula, por sua vez, tem se mostrado determinado a disputar a presidência novamente e planeja lançar novos programas sociais nos próximos meses. A pesquisa foi realizada com 2.500 entrevistas em 182 municípios, com margem de erro de 2 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%.