Uma pesquisa da Quaest, divulgada nesta quarta-feira (16), revela a opinião dos brasileiros sobre a tarifa de 50% que será aplicada a produtos exportados para os Estados Unidos a partir de 1º de agosto. O levantamento, encomendado pela Genial Investimentos, ouviu 2 mil pessoas entre os dias 10 e 14 de agosto e os resultados foram apresentados às 7h de hoje.
O anúncio da tarifa foi feito pelo presidente dos EUA, Donald Trump, no dia 9 de agosto, que justificou a medida afirmando que o Brasil estaria promovendo uma "caça às bruxas" contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Trump também alegou que a relação comercial entre os dois países é injusta, apesar da balança comercial ser favorável aos EUA, com o Brasil importando mais do que exportando desde 2009.
A decisão gerou preocupação entre especialistas e entidades da indústria e agropecuária brasileira, que temem que as novas taxas possam ameaçar empregos no país. Em resposta, empresários de diversos setores se reuniram em Brasília com o vice-presidente Geraldo Alckmin e outros representantes do governo para discutir estratégias frente ao aumento das tarifas.
Além da questão tarifária, a pesquisa da Quaest também abordou a avaliação do governo Lula, que mostrou 57% de desaprovação e 40% de aprovação. Nos próximos dias, serão divulgados dados sobre as intenções de voto para 2026, com a expectativa de que as pesquisas sejam mensais até a eleição, permitindo um acompanhamento mais próximo das tendências eleitorais.