Uma pesquisa realizada pela Quaest/Genial, divulgada nesta segunda-feira (28 de julho de 2025), mostra que 59% dos eleitores brasileiros não acreditam que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, consiga reverter a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro. A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 13 de julho e ouviu 2.004 eleitores de diferentes perfis políticos, com margem de erro de 2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
A pesquisa também revelou que, entre os eleitores que votaram em Bolsonaro no segundo turno das eleições de 2022, 45% acreditam que as ações de Trump não serão suficientes para alterar a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que impede Bolsonaro de disputar eleições até 2030. Por outro lado, 31% dos entrevistados consideram que Trump tem poder para mudar essa decisão.
A desconfiança em relação à influência de Trump é ainda mais acentuada entre os eleitores de Lula, onde 69% afirmam não acreditar na possibilidade de reversão da situação judicial de Bolsonaro. Entre os que se identificam como mais à direita, 40% acreditam na influência do presidente americano, enquanto 52% dos bolsonaristas compartilham dessa visão. Em contrapartida, 67% dos lulistas e 80% dos eleitores mais à esquerda não veem possibilidade de mudança no cenário atual.