Uma pesquisa realizada pela Genial/Quaest, divulgada nesta segunda-feira, 21, aponta que 51% dos brasileiros desaprovam a atuação do Congresso Nacional, enquanto 42% aprovam e 7% não responderam. O levantamento, que ouviu 2.004 pessoas entre 10 e 14 de julho, também revela que a maioria dos entrevistados considera que os recursos das emendas parlamentares são desviados antes de chegarem à população.
De acordo com os dados, 46% dos entrevistados se opõem à possibilidade de deputados e senadores indicarem emendas ao Orçamento da União, enquanto 38% apoiam essa prática. Além disso, 72% dos participantes afirmaram não ter conhecimento sobre a destinação anual de uma quantia bilionária do orçamento federal para emendas parlamentares.
O volume de emendas para 2025 é estimado em R$ 50,4 bilhões, superando os recursos livres de 30 ministérios. A pesquisa também revelou que 82% dos entrevistados acreditam que essas emendas são alvos de corrupção. A Genial/Quaest destaca que a margem de erro é de dois pontos percentuais, com um índice de confiança de 95%.
Recentemente, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a criação de uma taxa de 1% sobre as emendas Pix, que será retida no momento da liberação dos recursos. Essa medida foi autorizada pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e visa melhorar a plataforma Transferegov.br, que centraliza e dá transparência aos repasses federais.