Uma pesquisa realizada pela Genial/Quaest e divulgada nesta quarta-feira, 16, aponta que a percepção dos brasileiros sobre a economia do país se deteriorou nos últimos meses. O número de entrevistados que acredita que a economia irá piorar nos próximos 12 meses saltou de 30% para 43%, após o anúncio de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Em contrapartida, a expectativa de melhora caiu de 45% para 35%.
A pesquisa também revelou que, em relação aos últimos 12 meses, a avaliação da economia apresentou uma leve oscilação positiva, com a percepção de piora recuando de 48% para 46% e a de melhora subindo de 19% para 21%. A estabilidade na percepção de que a economia está igual se manteve em 30%.
Além disso, a pesquisa indicou que 80% dos entrevistados sentem que seu poder de compra diminuiu em comparação ao ano anterior. A preocupação com a economia, embora ainda relevante, foi superada por questões como violência (25%) e problemas sociais (20%).
Por outro lado, a pesquisa também revelou um apoio significativo a medidas de taxação sobre os mais ricos, com 63% dos entrevistados a favor do aumento de impostos para essa faixa da população. A proposta de ampliar a faixa de isenção do Imposto de Renda também recebeu apoio de 75%. A pesquisa foi realizada entre 10 e 14 de julho e ouviu 2.004 pessoas em 120 municípios, com margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.