Uma pesquisa realizada pelo instituto Quaest, divulgada nesta segunda-feira (21), aponta que 42% dos brasileiros aprovam o desempenho do Congresso Nacional, enquanto 41% expressam aprovação em relação ao trabalho do Supremo Tribunal Federal (STF). O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos e entrevistou 2.004 pessoas entre 10 e 14 de julho em 120 municípios do Brasil.
Apesar da aprovação, a desaprovação é significativa: 51% dos entrevistados desaprovam o trabalho dos senadores e deputados, e 48% não veem com bons olhos a atuação dos ministros do STF. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.
A pesquisa também abordou a figura do ministro Alexandre de Moraes, revelando um empate entre os que criticam e os que defendem sua atuação, com 41% de concordância em ambos os lados. Além disso, a avaliação do governo do presidente Lula mostra que 53% desaprovam sua gestão, enquanto 43% a aprovam, indicando uma leve melhora em relação ao levantamento anterior, que registrou 40% de aprovação e 57% de desaprovação.