Uma nova pesquisa realizada pela AtlasIntel a pedido da Bloomberg News, divulgada nesta terça-feira (15), aponta que a maioria dos brasileiros considera injustificada a ameaça do presidente dos EUA, Donald Trump, de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. O levantamento, que ouviu 2.841 pessoas entre sexta-feira e domingo, revela que 62,2% dos entrevistados veem a medida como politicamente motivada, associando-a a retaliações pela participação do Brasil no bloco dos BRICS e à influência da família Bolsonaro nos Estados Unidos.
Após a ameaça de Trump em 9 de julho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil responderá na mesma moeda caso a tarifa entre em vigor em 1º de agosto. A pesquisa indica que 44,8% dos brasileiros consideram a reação de Lula adequada, enquanto 51,2% apoiam a imposição de tarifas retaliatórias. A desaprovação de Lula caiu para 50,3% em julho, refletindo um aumento na aprovação de sua política externa, que agora é vista favoravelmente por 60,2% dos entrevistados.
A pesquisa também revela uma deterioração da imagem de Trump no Brasil, com 63,2% dos brasileiros avaliando-o negativamente, em comparação a 47% em novembro de 2023. Além disso, 50,5% dos entrevistados têm uma visão negativa dos Estados Unidos, um aumento em relação ao passado recente. Caso as tarifas sejam implementadas, 48,6% acreditam que haverá um impacto significativo na economia brasileira, com 70% prevendo um aumento na inflação, que já estava em 5,35% em junho no acumulado de 12 meses.