Uma nova pesquisa da Quaest, divulgada entre os dias 16 e 17 de outubro, revela que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera todos os cenários do primeiro turno das eleições de 2026. O levantamento indica uma melhora na popularidade do governo, com Lula se destacando em um eventual segundo turno contra ex-presidentes e outros adversários, exceto o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com quem empataria.
A pesquisa aponta que a aprovação de Lula aumentou para 43%, uma oscilação positiva de 3 pontos percentuais em relação a junho, enquanto a desaprovação caiu para 53%. O diretor da Quaest, Felipe Nunes, destaca que a recuperação na popularidade ocorreu principalmente entre eleitores moderados fora da base tradicional do governo, especialmente no Sudeste e entre pessoas com ensino superior.
O levantamento também revela que 72% dos brasileiros consideram errada a tarifa imposta por Donald Trump ao Brasil, o que, segundo Nunes, pode ter contribuído para a recuperação de Lula entre os eleitores centristas. Apesar das preocupações com a economia, que ainda afeta a popularidade do governo, a percepção de que a situação econômica piorou teve um impacto menor na avaliação do presidente. Além disso, 60% da população apoia a proposta de aumentar a tributação sobre os mais ricos, embora menos da metade esteja ciente da campanha do governo sobre o tema.