A pesquisa Quaest, encomendada pela Genial Investimentos, inicia nesta quinta-feira (10) e irá avaliar a opinião dos brasileiros sobre a nova tarifa de 50% que será aplicada a produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos a partir de 1º de agosto. O levantamento, que ouvirá 2.004 eleitores até domingo (13), também medirá a avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e as intenções de voto para a eleição presidencial de 2026. Os resultados serão divulgados na próxima quarta-feira (16).
O anúncio da tarifa foi feito pelo presidente dos EUA, Donald Trump, na quarta-feira (9), que alegou que o Brasil estaria promovendo uma "caça às bruxas" contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Trump criticou a relação comercial entre os dois países, afirmando que é injusta, apesar da balança comercial ser favorável aos EUA, com o Brasil importando mais do que exportando desde 2009. Especialistas e entidades da indústria brasileira expressaram preocupação com a medida, que pode ameaçar empregos.
O ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira, declarou que Lula está decidido a aplicar a Lei da Reciprocidade Econômica e não pretende contatar Trump, considerando o gesto de Trump como de caráter político. A pesquisa também irá capturar as tendências do eleitorado em relação ao governo Lula e possíveis candidatos para 2026, com levantamentos mensais programados até a eleição, segundo Felipe Nunes, CEO da Quaest. O último levantamento indicou que 57% desaprovam o governo Lula, enquanto 40% o aprovam.