Uma pesquisa realizada pela Quaest e divulgada nesta quarta-feira (16) revela que a desaprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atinge 53% dos eleitores brasileiros, uma queda em relação aos 57% registrados anteriormente. Por outro lado, a aprovação da gestão subiu de 40% para 43%, marcando uma diferença de 10 pontos percentuais entre os dois índices, a menor desde janeiro deste ano.
O levantamento foi realizado entre os dias 10 e 14 de julho, com a participação de 2.004 pessoas maiores de 16 anos em todo o Brasil. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e reflete uma leve melhora na percepção dos eleitores em relação ao governo Lula.
A pesquisa também aponta variações regionais significativas. No Sudeste, a desaprovação caiu de 64% para 56%, enquanto a aprovação subiu de 32% para 40%. No Nordeste, a aprovação permanece alta, com 53%, embora tenha caído um ponto percentual em relação ao mês anterior. Entre os jovens de 16 a 34 anos, a desaprovação é de 58%, mas houve uma leve melhora na aprovação, que agora é de 38%.