Uma pesquisa realizada nos laboratórios de Homeopatia e Saúde Vegetal da Estação Experimental da Epagri, em Lages, conquistou o primeiro lugar na 6ª Conferência Internacional de Pesquisa em Homeopatia, realizada em junho na cidade de Tessalônica, Grécia. O estudo, intitulado 'Explorando novos estimuladores de defesa de plantas para reduzir o míldio em videiras no Brasil', superou 28 trabalhos de cientistas de diversas partes do mundo.
A pesquisa foi apresentada pela pesquisadora britânica Charlotte Southall, que possui mais de 20 anos de experiência em homeopatia, incluindo aplicações em crianças com transtorno do espectro autista. Durante um ano, entre maio de 2024 e maio de 2025, Charlotte residiu em Lages, onde desenvolveu o estudo em colaboração com a equipe da Epagri.
A pesquisa foi viabilizada por uma bolsa de doutorado concedida pela Fapesc, através de um projeto de cotutela entre a Universidade de Coventry, na Inglaterra, e o Centro de Ciências Agroveterinárias da Udesc. O pesquisador da Epagri, Pedro Boff, destacou a importância do reconhecimento internacional para o trabalho desenvolvido na instituição.