Uma nova pesquisa da Quaest, divulgada nesta quarta-feira (16), revela que a desaprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) caiu para 53%, enquanto sua aprovação subiu para 43%. O levantamento, realizado entre 10 e 14 de julho com 2.004 entrevistados em todo o Brasil, mostra uma oscilação de 4 pontos percentuais na desaprovação, que estava em 57% na pesquisa anterior, e um aumento de 3 pontos na aprovação, que era de 40%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.
A pesquisa indica que a avaliação do governo Lula melhorou especialmente entre eleitores de classe média e com ensino superior, com a desaprovação caindo significativamente no Sudeste, onde a diferença entre desaprovação e aprovação caiu de 32 para 16 pontos. Além disso, a percepção sobre a economia também se mostra negativa, com 46% dos entrevistados afirmando que a situação piorou nos últimos 12 meses.
Felipe Nunes, diretor da Quaest, destacou que a recuperação da aprovação de Lula se deu entre segmentos mais informados da população, que se sentem prejudicados pelas tarifas impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump. A pesquisa também revelou que 72% dos brasileiros consideram que Trump está errado em suas ações, e 79% acreditam que a taxa de 50% sobre produtos brasileiros afetará negativamente suas vidas ou de suas famílias.