O Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil anunciou que os países Peru, Jordânia e Hong Kong retiraram as restrições à importação de carnes de frango brasileiras. Com essa decisão, o número total de países que já liberaram as compras do produto nacional chega a 30. A medida é um alívio para o setor avícola, que enfrentou desafios devido a casos de gripe aviária no país.
Além disso, o Kuwait também diminuiu as restrições ao frango proveniente do Rio Grande do Sul e da cidade de Montenegro, onde foi registrado o único caso confirmado de gripe aviária em uma granja comercial, em maio deste ano. O Brasil se declarou livre da doença em 18 de junho, após a desinfecção da granja afetada e a ausência de novos casos por 28 dias.
Entretanto, países como China, União Europeia, Canadá e Chile ainda mantêm suspensas as importações de frango brasileiro. Outros 22 países impuseram restrições limitadas, focando no estado do Rio Grande do Sul e em áreas específicas. O Ministério da Agricultura reforça que a carne e os ovos podem ser consumidos com segurança, desde que preparados de maneira adequada.