A peregrinação das imagens de São Tiago e São Jorge começa neste domingo (11) em Macapá, com um trajeto que inclui órgãos públicos, empresas e residências. A comitiva, que parte da Vila de Mazagão Velho, visa reforçar o convite à participação dos devotos na tradicional Festa de São Tiago, que ocorre há 248 anos no Amapá.
Na segunda-feira (14), uma missa solene será realizada no Salão Nobre do Palácio do Setentrião, sede do governo do Amapá. Após a celebração, as imagens seguirão para instituições como o Tribunal de Justiça (TJAP) e o Tribunal de Contas (TCE), entre outras, antes de retornarem à Mazagão Velho na terça-feira (15), onde serão recepcionadas pela comunidade em uma romaria até a Igreja Nossa Senhora de Assunção.
O presidente do Instituto Cultural da Festa de São Tiago, Alexandre Queiroz, destacou que donativos estão sendo arrecadados para a festividade, que representa a fundação da Vila de Mazagão Velho pela coroa portuguesa em 1770. A celebração, que inclui encenações de batalhas entre mouros e cristãos, culminará com um show gratuito do padre João Carlos, encerrando a peregrinação deste ano.