O Paysandu, por meio de seu executivo de futebol, Carlos Frontini, está em processo de reestruturação do elenco visando a sequência da Série B do Campeonato Brasileiro. Enquanto busca novos reforços, o clube também trabalha na liberação de jogadores que não devem permanecer na equipe. As negociações estão em andamento, mas os nomes dos atletas envolvidos não foram divulgados por questões éticas e serão anunciados apenas após a conclusão dos trâmites.
Entre os jogadores que podem deixar o Papão, destaca-se o atacante Eliel, que chegou ao clube vindo do Cuiabá-MT. Ele pode ser emprestado a outra equipe ou devolvido ao seu clube de origem. Outro atleta em situação semelhante é o lateral-esquerdo Kevyn, que, após atuar em apenas uma partida na Série B, está sendo cogitado para reforçar a Ponte Preta-SP. Além disso, o atacante Pedro Delvalle também pode ser negociado, com rumores de que o Guarani-SP estaria interessado em sua contratação.
A movimentação no elenco do Paysandu, conhecida como "dança das cadeiras", deve se intensificar nas próximas rodadas, já que o returno da Série B se aproxima. O campeonato, que já está na sua 16ª rodada, teve início com o jogo entre CRB-AL e Coritiba-PR. Neste ano, o clube já viu algumas de suas contratações anteriores se transferirem para outras equipes, incluindo os atacantes Nicolas e Borasi, que agora atuam no Criciúma-SC, time que também estaria de olho em Delvalle.