Na última sexta-feira (26), um pastor de 49 anos foi preso em Anchieta, no litoral sul do Espírito Santo, sob suspeita de abusar sexualmente de adolescentes do sexo masculino. A prisão foi realizada pela Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) após o cumprimento de um mandado de prisão preventiva relacionado ao crime de estupro de vulnerável.
As investigações, que se iniciaram em setembro de 2024, foram motivadas pelo registro de um boletim de ocorrência feito pela mãe de uma das vítimas. Segundo a delegada Luiza Jacob, ao menos quatro jovens, todos maiores de 14 anos, foram alvo do suspeito, que utilizava sessões de hipnose e artifícios religiosos durante cultos para enganar as vítimas.
A delegada destacou que, embora não tenha havido violência física ou grave ameaça, as sessões de hipnose criavam uma situação de vulnerabilidade que impossibilitava a resistência das vítimas. O caso foi enquadrado no artigo 217-A,§1º, do Código Penal, que define como vulnerável quem não pode oferecer resistência. O suspeito permanece à disposição da Justiça no sistema prisional.