O passaporte brasileiro subiu uma posição no ranking dos passaportes mais poderosos do mundo, alcançando o 16º lugar na atualização divulgada nesta terça-feira (22) pela consultoria norte-americana Henley & Partners. O avanço se deve à inclusão do Brasil entre os países que podem acessar a China sem a necessidade de visto, aumentando o total de destinos livres de visto para 170.
Desde fevereiro de 2025, o passaporte brasileiro permitia a entrada em 169 países. A mudança no acesso à China, que facilitou a entrada para mais de 12 novos países, incluindo Brasil, Argentina, Chile, Peru e Uruguai, reflete uma nova postura do país asiático em relação à abertura internacional.
O ranking avalia 199 passaportes e 227 destinos, considerando a quantidade de países que podem ser visitados sem visto. O passaporte mais forte continua sendo o de Singapura, com acesso a 193 destinos, seguido pelo Japão e Coreia do Sul, que permitem entrada em 190 países. O passaporte afegão permanece na última posição, com acesso a apenas 25 destinos sem visto.