O Parque Nacional do Iguaçu, famoso por suas impressionantes Cataratas, inaugura nesta quinta-feira, 3 de julho, o Circuito São João, um novo atrativo que promete enriquecer a experiência dos visitantes. Com 1,9 quilômetro de extensão, a trilha oferece uma imersão na Mata Atlântica, incluindo áreas para banho em cachoeiras e a visitação de pontos históricos da região, como a antiga Usina São João, que será revitalizada e reaberta ao público em 2025.
O Circuito São João, cujo acesso está incluído no ingresso convencional do parque, inicia a aproximadamente 200 metros da Escola Parque e é acessível pela primeira parada de ônibus. O percurso é sinalizado e leva os visitantes por riachos, paredões de pedra e cachoeiras, culminando próximo à sede do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela administração do parque.
Marcelo Skaf, diretor-técnico da Urbia Cataratas, destacou a importância da nova trilha para diversificar as experiências oferecidas no Parque Nacional do Iguaçu. "A trilha São João representa a direção que o Parque está seguindo: diversificar as experiências e conectar paisagens, histórias e emoções", afirmou. Além disso, a trilha conta com três pontos específicos para banho, proporcionando um contato direto com a natureza e novas opções de lazer.
O Circuito também apresenta o complexo da antiga Usina de Energia São João, a primeira hidrelétrica de Foz do Iguaçu, que funcionou entre 1939 e 1943. Durante o percurso, os visitantes poderão observar a estrutura que gerou eletricidade e possibilitou a criação do parque, incluindo a barragem, tubulação e casa de força, enquanto aguardam a reabertura da usina revitalizada em um futuro próximo.