O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, localizado no Norte de Minas Gerais, foi oficialmente reconhecido como Patrimônio Mundial Natural pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O anúncio foi feito neste domingo (13) durante a reunião do Comitê do Patrimônio Mundial, realizada em Paris, França. Com essa inclusão, o Brasil agora conta com 25 locais classificados como Patrimônios Mundiais.
O Parque é famoso por suas impressionantes formações rochosas, que abrigam cerca de 250 cavernas e pinturas rupestres com até 12 mil anos. Além disso, a região é caracterizada por cânions que chegam a 200 metros de profundidade e por ecossistemas representativos do Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica. O local também é habitado por comunidades tradicionais e indígenas, como o povo Xacriabá, que preservam sua relação ancestral com o território.
A Unesco classifica os Patrimônios Mundiais em três categorias: cultural, natural e misto. O reconhecimento do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu destaca a importância da preservação de paisagens e ecossistemas únicos, contribuindo para a conservação da biodiversidade e da cultura local. Com a nova adição, a lista da Unesco agora conta com 1.248 patrimônios em 170 países.