Em abril de 2025, o Parque das Aves, localizado em Foz do Iguaçu (PR), anunciou o nascimento de três filhotes de rolinhas-do-planalto (Columbina cyanopis), uma espécie criticamente ameaçada de extinção. Os filhotes são fruto de um esforço conjunto de conservação que envolve instituições internacionais, incluindo a SAVE Brasil, o Zoológico de Toledo (EUA), o Zoológico de Chester (Reino Unido) e o Zoológico do Bronx (EUA). A população da espécie é alarmantemente baixa, com apenas 11 indivíduos conhecidos na natureza.
Os filhotes foram gerados por meio de incubação artificial e cuidados especializados, realizados por uma equipe técnica do Parque das Aves e parceiros. Segundo Ben Phalan, gerente de Conservação do Parque, a sobrevivência da rolinha-do-planalto depende de um esforço colaborativo para garantir que a espécie continue a existir no Cerrado brasileiro. Os novos integrantes da população, que não estão disponíveis para visitação, devem atingir a maturidade reprodutiva em 2026.
A rolinha-do-planalto, que antes habitava uma vasta área do Cerrado, agora se restringe a uma única população em Botumirim (MG). Desde 2023, ações para estabelecer uma população de segurança sob cuidados humanos têm sido implementadas, resultando na criação de um plantel diversificado no Parque das Aves. Paloma Bosso, diretora técnica da instituição, ressaltou a importância de cada nascimento para a conservação da espécie.
Além das iniciativas de reprodução em cativeiro, medidas de proteção no habitat natural também foram adotadas. Em abril de 2025, a SAVE Brasil, em parceria com o Parque Estadual de Botumirim, suspendeu visitas à Reserva Natural Rolinha-do-planalto, em Minas Gerais, para preservar o comportamento das aves, que passaram a buscar abrigo em áreas de vegetação densa. Essas ações visam garantir um futuro mais seguro para a rolinha-do-planalto no seu habitat natural.