A Paraíba contabilizou 497 vítimas de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) no primeiro semestre de 2025, o que representa uma média de três assassinatos por dia. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e abrangem o período de janeiro a junho deste ano.
Os Crimes Violentos Letais Intencionais incluem homicídios dolosos, feminicídios, lesões corporais seguidas de morte e latrocínios. No total, foram registrados 19 feminicídios, 470 homicídios dolosos e 8 latrocínios, sem ocorrências de lesões corporais que resultaram em morte. O mês de janeiro foi o mais violento, com 97 assassinatos, enquanto junho apresentou a menor taxa, com 72 mortes.
João Pessoa foi a cidade mais afetada, registrando 119 assassinatos, seguida por Santa Rita com 52, Campina Grande com 21, Cabedelo com 20 e Pedras de Fogo com 19. Apesar dos números alarmantes, houve uma redução de 6,40% nas mortes violentas em comparação ao mesmo período de 2024, indicando uma leve tendência de queda na criminalidade na região.