A Paraíba registrou em maio de 2025 o maior crescimento nas vendas do comércio varejista do Brasil, com uma alta de 9,1% em comparação ao mesmo mês do ano anterior. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) através da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC). Este é o segundo mês consecutivo em que o estado ocupa a liderança nacional, após um crescimento de 12,8% em abril.
Além da Paraíba, outros estados que se destacaram em maio foram Alagoas, com 6,7%, Espírito Santo, com 6,5%, e o Distrito Federal, com 6,4%. Em contraste, a média nacional de crescimento foi de apenas 2,1%. No acumulado do ano, de janeiro a maio, a Paraíba também se sobressai, apresentando um aumento de 6,7% nas vendas do varejo, enquanto o Brasil registrou um avanço de 2,2%.
No segmento do comércio varejista ampliado, que inclui vendas de veículos, motos, autopeças e materiais de construção, a Paraíba ocupa a terceira posição, com um crescimento de 6,1%. O estado ficou atrás apenas do Rio Grande do Sul, que teve 11,1%, e de Mato Grosso, com 7,4%. A média nacional nesse setor foi de apenas 1,1%, evidenciando o desempenho robusto da Paraíba no cenário econômico atual.