A 18ª edição da Parada de Luta LGBTQIAPN+ ocorrerá neste domingo (13) no Parque da Redenção, em Porto Alegre, com a expectativa de atrair mais de 150 mil pessoas. O evento visa celebrar a diversidade por meio de apresentações musicais, homenagens e performances de arte drag e transformista.
A concentração começará às 12h, com uma homenagem à apresentadora Sylvinha Brasil, uma figura emblemática da Parada. Durante a cerimônia, será entregue o Troféu Sylvinha Brasil a personalidades que se destacam na promoção da diversidade sexual, sob a condução dos apresentadores Gaio Fontella e Vagner Oliveira.
Entre os homenageados estão Marcely Malta, Álvaro Machado, Liliana Gonçalves, o vereador Giovani Culau, a cantora Ilse Lampert, a delegada Tatiana Bastos, Kamilly Bitencourt, a deputada Érika Hilton, e os jornalistas Isabel Ferrari e Bebê Baumgarten. A partir das 15h, a Parada seguirá com uma caminhada animada por trios elétricos e o DJ Tutty Drag Queen, em direção ao pôr do sol no Guaíba.
O evento é organizado pelo ativista e advogado Roberto Seintenfus, que destaca a importância da celebração da diversidade e da luta pelos direitos da população LGBTQIAPN+.