O Estado do Pará apreendeu 9.893,705 quilos de entorpecentes entre janeiro e junho de 2025, um aumento de 37,68% em comparação ao mesmo período de 2024, quando foram confiscados 7.185,144 kg. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (15) pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), através da Secretaria-Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac).
A significativa apreensão de drogas é atribuída aos investimentos em tecnologia e equipamentos, além do trabalho das agências de inteligência e ações integradas das forças de segurança do Estado. O secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, destacou que o Pará tem avançado na desarticulação do tráfico, com quase 10 toneladas de drogas apreendidas no primeiro semestre de 2025, o que indica um caminho para mais um ano de recorde nas apreensões.
No total, foram apreendidos 5.092,246 kg de cocaína e 4.801,459 kg de maconha. Segundo Machado, o Estado possui uma vasta malha fluvial e diversas rotas terrestres utilizadas para o escoamento de entorpecentes, que são monitoradas diariamente pela Segup em parceria com as polícias Civil e Militar. O investimento em bases fluviais tem sido crucial para o sucesso das operações contra o tráfico de drogas no Pará.