A Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon) anunciou a entrega do último lote de ônibus do Sistema Integrado de Transporte da Região Metropolitana (SIT/RMB), finalizando a frota de 265 veículos do BRT Metropolitano. O novo lote, composto por 16 ônibus Padron modelo Millenium V, possui capacidade para 93 passageiros e emite 15 vezes menos poluentes que os ônibus convencionais a diesel.
Com a adição dos novos veículos, a frota total agora conta com 92 ônibus Padron, 40 elétricos e 133 convencionais. Eduardo Ribeiro, diretor-geral da Arcon, destacou a importância dessa entrega para o projeto de mobilidade do Estado, afirmando que "é uma etapa importante do maior projeto de mobilidade do Estado do Pará".
Os ônibus foram adquiridos por meio de um investimento de R$ 386 milhões do Governo do Estado, com R$ 367 milhões financiados pela Caixa Econômica Federal, através do Programa Pró-Transporte FGTS. Os veículos, que são climatizados e equipados com Wi-Fi e câmeras de bordo, atenderão linhas alimentadoras entre os bairros de Marituba, Ananindeua, Santa Izabel, Santa Bárbara e Benevides, conectando os passageiros aos terminais de integração.
O sistema de transporte é projetado para beneficiar cerca de 3,5 milhões de passageiros mensalmente. Além dos ônibus, o projeto do BRT Metropolitano inclui a construção de terminais de integração, estações de passageiros, passarelas e outras melhorias na infraestrutura urbana, visando uma mobilidade mais eficiente e sustentável na região metropolitana de Belém.