A Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal inaugurou, nesta quarta-feira (9), armários guarda-volumes no Centro de Internamento e Reeducação (CIR), localizado no Complexo Penitenciário da Papuda. A nova estrutura visa proporcionar mais conforto e segurança aos visitantes, que anteriormente precisavam pagar ambulantes para guardar seus pertences durante as visitas.
Ao todo, foram instalados 55 armários, cada um com 32 compartimentos, estrategicamente posicionados nas áreas de recepção das unidades prisionais. A iniciativa foi acompanhada pelo Núcleo de Controle e Fiscalização do Sistema Prisional (Nupri), do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), que destacou a importância do apoio familiar na ressocialização dos detentos.
A promotora de justiça Vanessa Farias, ex-coordenadora do Nupri, ressaltou que a instalação dos armários representa uma medida simples, mas com grande impacto para o acolhimento dos familiares. "É dever do Estado garantir que esses momentos de convívio ocorram com o mínimo de respeito, conforto e segurança", afirmou.
O projeto foi viabilizado por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Nupri e a empresa Gran Nutriz, em julho de 2024. A empresa também se comprometeu a pagar R$ 800 mil em danos morais coletivos, valor que será destinado a projetos de melhoria do sistema prisional no Distrito Federal.