Mais de uma semana após a publicação da lei que permite o pagamento da tarifa do transporte público em Rio Branco via PIX, a nova modalidade ainda não está em operação. A lei n.º 2.574, sancionada pelo prefeito Tião Bocalom (PL) e publicada no Diário Oficial do Estado em 2 de julho, visa facilitar o acesso dos usuários e aumentar a segurança ao reduzir o manuseio de dinheiro físico.
Atualmente, os passageiros ainda precisam utilizar dinheiro ou cartões de passe para pagar a tarifa, uma vez que os leitores de QR code nas catracas dos ônibus ainda não foram instalados. O superintendente da RBTrans, Clendes Vilas Boas, explicou que existe um prazo de 48 horas para a implementação dos QR codes pela Rico Transportes, responsável pela operação dos ônibus.
Enquanto a nova funcionalidade não é ativada, os usuários já podem recarregar seus cartões de passe utilizando o pagamento via PIX através do aplicativo SI.GO. A lei, que tem um período de vacância de 45 dias, promete modernizar o sistema de transporte, eliminando a necessidade de portar dinheiro em espécie e evitando problemas com troco, conforme destaca o vereador Samir Bestene (PP), autor do projeto.