O pagamento do abono salarial PIS-Pasep 2025, referente ao ano-base 2023, terá início nesta terça-feira, 15 de outubro. O benefício será disponibilizado para os trabalhadores que nasceram nos meses de setembro e outubro. Os valores poderão ser sacados até 29 de dezembro de 2025, conforme o calendário unificado que considera o mês de nascimento dos beneficiários.
O abono salarial, que pode chegar a um salário-mínimo, é destinado a trabalhadores da iniciativa privada (PIS) e servidores públicos (Pasep) que atendem a critérios específicos. Para ter direito ao benefício, é necessário ter trabalhado pelo menos 30 dias no ano-base e ter recebido até dois salários-mínimos mensais. O Ministério do Trabalho estima que cerca de 25,8 milhões de trabalhadores serão beneficiados, totalizando R$ 30,7 bilhões em pagamentos.
Os interessados podem consultar informações sobre o abono salarial, incluindo valores e datas de pagamento, através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou no portal gov.br. Trabalhadores do setor privado também têm a opção de verificar a situação do benefício nos aplicativos Caixa Trabalhador e Caixa Tem. O calendário de pagamentos já contemplou nascidos em março, abril, maio, junho, julho e agosto, com os próximos pagamentos programados para os meses subsequentes.