O padre Robson de Oliveira, um dos principais suspeitos da operação Vendilhões do Ministério Público de Goiás (MPGO), fez uma visita ao Vox Patris, localizado no Novo Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade, na última quinta-feira, 10. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o sacerdote foi visto badalando os sinos menores do santuário, enquanto o sino principal permaneceu sem ser tocado.
A visita ocorre mais de três anos após o arquivamento do processo relacionado à operação pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) em abril de 2022. A investigação buscava apurar possíveis desvios de recursos e lavagem de dinheiro envolvendo doações à Associação dos Filhos do Pai Eterno (Afipe) para a construção do novo templo e do Vox Patris, considerado o maior sino de badalo do mundo.
O processo foi contestado pelo Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) e tribunais superiores, que não encontraram evidências dos crimes imputados. Em 2021, o TJGO determinou a suspensão das investigações, decisão que foi mantida pelo STJ. Em decorrência do caso, o padre Robson foi transferido em 2023 para a Arquidiocese de Mogi das Cruzes, em São Paulo, após um período afastado de suas atividades religiosas.
Em entrevista ao Jornal Opção, o atual gestor da Afipe, Padre Marco Aurélio, destacou a importância do sino Vox Patris como um símbolo sagrado que contribuirá para recontar a história do santuário e sua relevância para a comunidade de fiéis.