Duas ovelhas, chamadas Feijoada e Coco, realizam visitas a hospitais e clínicas de Curitiba como parte de um projeto de terapia assistida. O objetivo é reduzir a ansiedade e melhorar o humor de pacientes internados, proporcionando momentos de alegria e acolhimento. As ovelhas, treinadas para interagir com humanos, circulam pelos quartos e corredores das unidades de saúde.
Richard de Souza Zaze, de 12 anos, que está em tratamento contra leucemia, relatou que a visita das ovelhas no Hospital Ônix Batel o deixou "bem mais feliz e alegre". A mãe do menino, Jucimara de Souza Zaze, destacou o impacto positivo que a presença dos animais teve sobre seu filho, além de beneficiar familiares e equipes médicas que também interagem com os animais.
Maria Christine Rizzon Cintra, idealizadora do projeto Inspira Sheep, explicou que Feijoada e Coco foram adotadas ainda filhotes e condicionadas para essa função através de carinho diário. O projeto realiza entre 12 a 15 visitas mensais e, em dois anos, já atendeu mais de duas mil pessoas. Para garantir a segurança nos ambientes hospitalares, as ovelhas passam por cuidados rigorosos, incluindo banho com xampu antibacteriano e uso de fraldas.
As visitas são sempre acompanhadas por alunos do curso de Medicina Veterinária, que garantem o bem-estar dos animais e a segurança dos pacientes. O projeto tem se mostrado uma iniciativa inovadora e eficaz no auxílio emocional de pacientes em tratamento, promovendo um ambiente mais leve e acolhedor nas unidades de saúde.