O australiano Oscar Piastri, da McLaren, garantiu a pole position para a corrida sprint do Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1, realizada nesta sexta-feira no circuito de Spa-Francorchamps. Com um tempo de 1min40s510, Piastri superou Max Verstappen, da Red Bull, que ficou em segundo, e Lando Norris, também da McLaren, que completou o pódio em terceiro lugar. O brasileiro Gabriel Bortoleto fez sua estreia na pista e terminou em décimo lugar.
Piastri, líder do Mundial de Pilotos, havia dominado o primeiro treino livre e confirmou sua boa fase ao cravar o melhor tempo no Q3, frustrando as expectativas da Red Bull de liderar o grid. O heptacampeão Lewis Hamilton, por outro lado, teve um desempenho decepcionante, terminando em 18º lugar após rodar na chicane durante a tentativa de melhorar sua posição.
Bortoleto se destacou ao avançar para a segunda parte do treino classificatório, onde conseguiu o quinto melhor tempo, com 1min41s9. Seu companheiro de equipe, Nico Hülkenberg, não teve a mesma sorte e ficou em 17º, não avançando para a fase final. A corrida sprint está programada para ocorrer neste sábado às 7h (horário de Brasília), seguida pela sessão qualificatória da corrida principal, marcada para às 11h.
O resultado do treino classificatório para a corrida sprint do GP da Bélgica é o seguinte: 1º Oscar Piastri (AUS/McLaren), 2º Max Verstappen (HOL/Red Bull), 3º Lando Norris (ING/McLaren), 4º Charles Leclerc (MON/Ferrari), 5º Esteban Ocon (FRA/Haas), 6º Carlos Sainz Jr. (ESP/Williams), 7º Oliver Bearman (ING/Haas), 8º Pierre Gasly (FRA/Alpine), 9º Isack Hadjar (FRA/RB), 10º Gabriel Bortoleto (BRA/Sauber).