O diplomata Orlando Leite Ribeiro foi oficialmente indicado para chefiar a embaixada do Brasil na República Tcheca, após a aprovação de sua indicação pelo Plenário do Senado nesta terça-feira (8). A votação resultou em 42 votos a favor e 2 contrários, com a relatoria da senadora Tereza Cristina (PP-MS). Ribeiro, que atualmente é embaixador do Brasil na Espanha, destacou a importância de fortalecer as relações comerciais entre os dois países durante sua sabatina na Comissão de Relações Exteriores (CRE) no dia 2 de julho.
Em sua apresentação, Ribeiro enfatizou o potencial promissor do setor de defesa, mencionando a recente aquisição de dois cargueiros da Embraer pela República Tcheca, com a entrega do primeiro prevista para este ano e do segundo até 2028. Ele acredita que essas operações, juntamente com outras iniciativas na área de defesa, poderão dinamizar e reequilibrar o comércio bilateral, que já alcançou US$ 807 milhões em 2024, com destaque para as exportações de aeronaves.
Orlando Ribeiro possui uma vasta experiência diplomática, tendo ocupado cargos importantes como secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura entre 2018 e 2022, além de ter atuado em embaixadas nos Estados Unidos e no Paraguai, e no consulado brasileiro em Nova York. A República Tcheca, com uma população de 10,8 milhões de habitantes e uma economia industrializada, tem buscado estreitar laços com o Brasil, especialmente nas áreas de defesa e tecnologia.