Na sexta-feira, 11 de julho de 2025, internautas e políticos da oposição impulsionaram a hashtag "Defenda o Brasil do PT" no X, plataforma de mídia social. A iniciativa visa contestar a campanha publicitária do Partido dos Trabalhadores (PT), que foi criada em resposta às tarifas de 50% impostas pelo governo dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, anunciadas pelo presidente Donald Trump. Às 11h10, a hashtag já acumulava 17.400 menções, tornando-se o quinto termo mais comentado na rede social.
O PT lançou sua campanha publicitária no mesmo dia, intitulada "Defenda o Brasil", com o objetivo de mobilizar a militância contra o que considera "traidores da Pátria" e "falsos patriotas". A sigla enfatiza a importância da união entre o povo e as instituições para proteger o país das adversidades externas. As peças publicitárias, que utilizam as cores e o formato da bandeira brasileira, incluem mensagens que criticam figuras políticas como o ex-presidente Jair Bolsonaro e o atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
A campanha do PT destaca que aqueles que atacam o país, mesmo utilizando símbolos nacionais, não devem ser considerados patriotas. A sigla convoca seus apoiadores a compartilhar as mensagens, reforçando a necessidade de resistência contra as tarifas americanas e a defesa dos interesses nacionais.