Nesta semana, o Grupamento de Operações com Cães da Guarda Civil Municipal de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, realizou duas operações que resultaram na apreensão de entorpecentes. As ações ocorreram nos bairros Vicenzo Rivetti e Roseiral, em resposta a denúncias de tráfico de drogas na região.
A primeira operação foi realizada na quarta-feira, 9 de outubro, em conjunto com a 105ª Delegacia de Polícia. Durante a ação no Vicenzo Rivetti, dois homens foram identificados com drogas, mas conseguiram fugir ao perceber a presença dos agentes. No local, os cães de detecção encontraram uma sacola plástica contendo substâncias semelhantes a cocaína e maconha, além de um celular, que foram apreendidos e levados à delegacia.
No dia seguinte, 10 de outubro, uma nova operação foi desencadeada no Roseiral após uma denúncia sobre tráfico de drogas próximo a um posto de gasolina. Os cães foram utilizados para inspecionar a área e localizaram cinco trouxas de maconha e oito pinos de cocaína. Todo o material encontrado foi encaminhado à 105ª DP para as devidas providências.
O comandante da Guarda Civil, Eliel Silveira, ressaltou a importância do trabalho do canil na detecção de entorpecentes, afirmando que a atuação é fundamental no combate ao tráfico de drogas, tanto em ações independentes quanto em colaboração com outras forças de segurança do município.