Com a chegada do verão e das férias escolares, o Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sieds) do Pará lançou a Operação Verão 2025, a partir da última sexta-feira (4). A ação, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), visa garantir a segurança de veranistas em 50 localidades do estado, com foco na prevenção de crimes, ordenamento do trânsito e atendimento emergencial.
O secretário da Segup, Ualame Machado, destacou que a operação contará com a atuação integrada de mais de 9 mil agentes, incluindo efetivos da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Detran. "Estamos com ações em todas as regiões do Pará, com atenção redobrada aos destinos mais procurados", afirmou Machado, enfatizando a missão de manter a ordem e assegurar a paz social durante o período de férias.
As rodovias que ligam Belém a outras regiões do estado já apresentam grande movimentação, e para garantir a segurança no tráfego, as fiscalizações foram intensificadas. A presença de agentes do Detran e da Polícia Rodoviária Federal tem sido notada, proporcionando maior segurança aos motoristas. Além disso, a operação inclui a fiscalização da “Lei Seca” para coibir a condução de veículos sob efeito de álcool.
Para apoiar o trabalho das forças de segurança, foram instaladas duas Bases do Centro Integrado de Comando e Controle em pontos estratégicos, que funcionam 24 horas por dia com monitoramento em tempo real. A Operação Verão 2025 se estenderá até 4 de agosto e é considerada uma das maiores mobilizações do sistema de segurança pública estadual, visando garantir a tranquilidade de paraenses e turistas nas praias e balneários do estado.