A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (17) a quinta fase da Operação Overclean, que investiga fraudes em contratos públicos e desvio de recursos de emendas parlamentares em municípios da Bahia. O foco da operação é a prefeitura de Campo Formoso, onde são cumpridos 18 mandados de busca e apreensão em Salvador, Senhor do Bonfim, Campo Formoso, Mata de São João, Brasília e Petrolina.
Entre os investigados estão familiares do deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil), um ex-assessor e empresários do setor da construção civil. Apesar de a operação ter como alvo pessoas ligadas ao parlamentar, Elmar Nascimento afirmou que suas emendas não estão sob investigação. A PF já havia encontrado R$ 3,2 milhões em uma fase anterior da operação, evidenciando a gravidade das fraudes.
Os crimes apurados incluem corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e lavagem de dinheiro. O Supremo Tribunal Federal também determinou o bloqueio de R$ 85,7 milhões em contas de investigados, visando preservar ativos para eventual reparação aos cofres públicos. A operação destaca a atuação de uma organização criminosa que manipula procedimentos licitatórios e obstrui investigações, refletindo a necessidade de combate à corrupção no setor público.